Osteopatia
O que é?
A osteopatia é uma abordagem manual não-invasiva livre de medicamentos que se concentra em melhorar a saúde total do corpo através do tratamento e fortalecimento da estrutura neuro-músculo-esquelética.
A filosofia da osteopatia é o que a diferencia de outras abordagens clínicas. Os princípios-chave baseiam-se em todas as partes do corpo funcionando em conjunto de forma integrada.
O que trata?
A Osteopatia é útil para diminuir sintomas de DOR muscular, ligamentar e articular, bem como outros problemas associados à estrutura corporal.
Exemplo de condições clínicas onde a Osteopatia é eficaz: dores de cabeça, dor de costas (lombalgias e dorsalgias), dores no pescoço e ombro (torcicolos, tendinites, etc.); dor ciática (compressão do nervo ciático); cotovelo de tenista / golfista e lesões por esforços repetitivos, etc.
Diminui DOR muscular, ligamentar e articular,
bem como outros problemas associados à estrutura corporal.
Tipos de intervenção
Para o Osteopata cada paciente é único. Por esta razão, os tratamentos são altamente individualizados e adaptados a cada situação clínica.
As consultas de Osteopatia têm uma estrutura semelhante à de qualquer especialidade médica, ou seja, todas começam por uma anamnese (entrevista clínica), onde se procura perceber o problema do paciente. À anamnese segue-se um exame objetivo que pretende estabelecer um diagnóstico osteopático (disfunção somática) que orienta o protocolo terapêutico, ou seja o tratamento a realizar. As consultas são por isto muito completas, incluindo sempre um diagnóstico e um tratamento osteopático.